quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O apagão

Já passados alguns dias ainda fica a pergunta que não quer calar: afinal, o que foi o apagão?

O presidente de Itaipu, Jorge Miguel Samek, disse que não houve problema de geração de energia e sim um problema de avaria, um raio ou tempestade, que poderiam ter derrubado algumas torres de energia. Mas então o nosso sistema é tão vulnerável que pode avariar-se com as mudanças metereológicas. Puxa!

Um dos responsáveis de turno disse que a usina esteve pronta para fornecer energia desde o primeiro momento, mas que um problema externo, de transmissão, teria impedido o restabelecimento do serviço. Mas, que problema? De acordo com técnicos, usinas termelétricas, que deveriam funcionar automaticamente neste caso, não foram ativadas. Eu, hein? Me parece que tem um buraco aí...

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras.Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".

Mas isso já aconteceu outras vezes, e sinceramente não me lembro da causa, porque foram as mesmas explicações dúbias e sem certeza.

Em março de 1999, um blecaute de quatro horas a partir das 22h atingiu dez estados e o Distrito Federal, deixando 60 milhões de pessoas sem luz nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na época, o governo culpou um raio que teria atingido uma torre de distribuição em Bauru, mas posteriormente foi comprovado que essa não foi a causa e depois especialistas apontaram sobrecarga no sistema.

O Brasil enfrentou uma série de problemas de fornecimento de energia elétrica entre o meio de 2001 e no início de 2002. Durante esse período, a energia foi racionada no país devido ao fato de a demanda ser maior do que a oferta e à ocorrência de uma estiagem que deixou os
reservatórios das hidrelétricas em níveis muito baixos. Houve blecautes, incluindo um em janeiro de 2002.

O racionamento terminou em março de 2002, após a volta das chuvas e uma campanha para que os consumidores reduzissem o uso de energia elétrica. Foi nessa época que todo mundo trocou de geladeira, mudou as lâmpadas, equipou a casa com luzes de emergêcia e lanternas.


Em 2004, o ONS alertou que o país poderia ter novos apagões em 2008 ou 2009, por conta da combinação de aumento da demanda por energia, com o crescimento econômico, e da pouca capacidade excedente do sistema.

Em setembro de 2007, um apagão elétrico atingiu todo o estado do Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro por cerca de duas horas. A queda no sistema de duas linhas de transmissão de Furnas Centrais Elétricas atingiu 18 municípios do Norte e Noroeste fluminense e parte da Região dos Lagos, além de todo o Espírito Santo.

Ao lado de outro blecaute, mais localizado, em 2005, foi atribuído a um ataque de hackers. O governo e Furnas disseram não ter conhecimento do suposto ataque de invasores de computadores.

Os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 foram causados por ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento, segundo a informação da rede de televisão americana CBS.

Afinal, estamos sem saber e nem vamos tocar a verdade...Tudo bem. Eu só não aguento mais a equipe de oposição ao governo vigente querer em cima disso angariar mais votos. Mas que chato...Não vê que o buraco é mais embaixo? Como se não tivesse acontecido no governo anterior... Não que eu esteja justificando a atitude deste governo, pelo contrário. Acho que deviam se empenhar para dar uma versão honesta.

Mas o que eu não me conformo é o pessoal aproveitar qualquer chance e dar um discurso de oportunismo, como se o povo fosse tolo... Ah! chega. O buraco é mais embaixo!

Se o nosso país quer ser gente grande, precisa melhorar urgentemente a segurança do sistema elétrico, porque senão o buraco fica sempre mais embaixo.

O vídeo retirado do blog http://charges.uol.com.br/2009/11/13/cotidiano-o-apagao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário