sábado, 7 de novembro de 2009

Como safar-se do buraco.


Para você não cair em um buraco é preciso tomar algumas precauções, nem sempre tão fáceis de cumpri-las porque tudo depende da flexibilidade do rabo da lagartixa.

Os provérbios e ditos populares encerram uma sabedoria que, muitas vezes, outras explicações verbais não conseguem chegar, isto é a verdade falada pela boca dos pequenos. Os ditados populares, aqueles que nascem no meio do povo ou os que são veiculados pela mídia e se tornam populares, adaptam-se a várias interpretações, de acordo com a colocação de seu uso, mesmo porque a cavalo dado não se olha os dentes. E aí o nosso imaginário-simbólico consegue fechar o significado do conteúdo com mais vigor, uma vez que a água silenciosa é a mais perigosa. É o caso do "buraco é mais embaixo". Ele se amolda a tantas situações que seu emprego passa a ser generalizado e depois que cria fama, deita-se na cama.

Há quem diga que sua origem é chula, mas não há provas para isso. O certo é que sua origem é obscura, e pretensiosamente estaria ligada a uma história de "cavar buraco com algum objetivo". E é como se conta o caso de uma cidade onde não havia água, quando foi chamado um homem para cavar um poço para encontrá-la. Mas tal não aconteceu, porque por mais que ele furasse em vários lugares, a água não brotou. Nessa altura, chega um morador , afirmando:"Ah! mas se eu fosse procurar água eu cavaria mais fundo, porque comigo o buraco seria mais embaixo". É, depois da onça caçada todo mundo é bom caçador.

É... pode ser...mas há quem diga que este jargão se refere à exploração das cavernas que é um universo subterrâneo de labirintos, espaços apertados, grandes buracos, fendas profundas, um esporte chamado "caving", geralmente feito em duplas ou mais pessoas. Uma diria para a outra "Você conseguiu passar? -Não, porque o buraco é mais embaixo". Viu só? Por isso que em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.

De qualquer forma , isso não vem ao caso.O certo é que ele , o ditado, tem uma mensagem decifrada, englobando à noção do "não é por aí", quando a pessoa não está encaminhando certo suas idéias ou ações ou até o contrário, quando um experiente no assunto afirma:" achei o caminho". Mas preste atenção, pois cutucar a onça com a vara curta não te leva a lugar nenhum e depois desculpa de aleijado é a muleta.

É isso aí...Os ditados fazem parte da nossa vida e nada é mais apropriado do que empregá-los nas nossas conversas informais. O buraco é mais embaixo é se você ainda não está numa sinuca de bico, porque aí salve-se quem puder. Errar uma vez é humano, mas duas vezes é burrice. E mais, pouco adianta justicar suas atitudes porque ninguém é bom juiz em causa própria . Mas pode ser perguntado: de que vale a vida se não puder jogar com a sorte, se se fica chorando o leite derramado no chão, ou até a ver navios, pensando na morte da bezerra?
Não adianta tapar o sol com a peneira, amarelar e fugir da raia. Siga a lei e siga em frente, porque a mentira tem pernas curtas e além do mais quem tem boca vai à Roma. Agora não meta os pés pelas mãos e se não fez sujeira na entrada não vá fazer na saída, porque o mundo é de quem faz , sendo que é bem melhor aproveitar para matar dois coelhos com uma cajadada só. Para bom entendedor meia palavra basta, e às vezes é preciso tirar leite das pedras para viver. Em qualquer situação, não se sinta como um peixe fora dágua, tendo cuidado porque é melhor um pássaro na mão do que dois voando e sabendo ter confiança em si mesmo, porque a fé move montanhas e para quem sabe esperar o tempo abre as portas. Mas se sua ambição for grande, saiba que quem quer colher rosas deve suportar os espinhos, sendo sempre modesto porque quem a si próprio elogia, não merece crédito.

Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol, uma vez que sem a oposição do vento, a pipa não consegue subir, lembrando que o cão que ladra não morde. Se por acaso a dúvida bater, lembre-se que voltar atrás é melhor que perder-se no caminho.
Caçar um leão por dia é o que nos exige a vida e dela deve-se esperar o melhor, preparar-se para o pior e receber o que dela vier. Mas há um conforto a esperar : água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
E agora, no final de tudo, se você caiu no buraco, não pode mais apelar porque se ajoelhou tem que rezar. E vamos em frente que atrás tem gente!


Levic

Nenhum comentário:

Postar um comentário