sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Na boca de Lula vira "ouro"

Às vezes, eu fico admirada com a capacidade de Lula para arrebatar multidões. Sério mesmo. Um homem com uma educação limitada, vivendo num lugarejo do nordeste do país, numa família pobre, retirante que formava um grupo enorme de trabalhadores em São Paulo e já consegue nessa época, com palavras, convencer a muitos que ele luta pela classe operária.

Quando sindicalista, eu me lembro bem dos seus discursos que tiravam lágrimas dos olhos de todos nós, que o ouvíamos com atenção, sugando suas palavras com as nossas próprias esperanças.

Lula, sem dúvida, é o seu grande marqueteiro. Intuitivamente ele sabe quando e como usar as palavras que vão impactar e levar a uma crença nele. Se ele não fosse presidente (e na época do seu aparecimento público tinha os ideais socialistas), garanto que ele teria entrado numa igreja para ser pastor, pois concorreria e muito com os mais famosos que existem no mundo afora.

Pois bem. Estou falando isso tudo porque no último discurso do Lula ele usa a palavra "merda" e aí o que acontece? É burro o presidente que usa palavras de baixo calão, mostrando sua falta de educação? Qual nada! Isso foi um estouro...A multidão se identificou imediatamente e só lhe deu aplausos e gritos de entusiasmo. E isso vai refletir mal no exterior? Qual nada! Nosso país é visto de forma "sui generis", onde um homem pobre, sem instrução, sem bagagem política consegue arrancar pelo voto direto o lugar de presidente, que já está no seu segundo mandato e com grandes possibilidades de emplacar o terceiro através do seu candidato.

É Lula, eu tiro o chapéu e tenho que admitir que você conseguiu o que queria, arrebatando mais votos, quando você falou:'Eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda'.



Ele é um que pode dizer bem alto:



É sempre bom rir para não chorar.


Levic

Nenhum comentário:

Postar um comentário